Skip to content

Desenvolvendo Equipes Engajadas

Formação de Equipes DecisionWise

A formação de Equipes não acontece do dia para a noite. As pessoas precisam de tempo para aprender sobre si mesmos e sobre seus companheiros de time para que possam estabelecer relacionamentos de confiança e apoiar o desempenho uns dos outros. O processo de Formação de Equipe DecisionWise desenvolve autoconhecimento e oferece um ambiente seguro, porém desafiador, para membros da equipe testarem novas ideias e evitar equívocos. Eles começam a entender de fato o que significa funcionar como uma equipe e se tornam motivados pela nova liberdade encontrada e os desafios que ela oferece.

A DecisionWise trabalha com equipes executivas e seniores de liderança ao redor do mundo para superar os cinco obstáculos de equipes efetivas para aumentar a confiança, unidade de equipe e desempenho. Nós utilizamos uma variedade de avaliações, coaching individual e workshops coletivos para transformar as dinâmicas dentro da equipe, criar um ambiente saudável e seguro e desenvolver uma responsabilidade real uns com os outros.

O processo inclui duas fases. Durante a fase 1, cada equipe aprimora o autoconhecimento através de um processo de feedback de 360 graus conduzido por um coach executivo/facilitador de equipe. Durante a fase 2, o coach conduz três workshops coletivos de dois dias para explorar os resultados da pesquisa de equipe, criar novas regras básicas de trabalho e facilitar a definição de novos objetivos.

Fase 1: Aumentar o autoconhecimento

Pesquisa de Feedback 360 graus: cada membro do grupo e o líder de equipe participam de uma avaliação de feedback 360 graus e uma sessão de coaching com um coach executivo DecisionWise. Os resultados são utilizados para ajudar os participantes a entender as percepções de confiança e respeito vindos de seus colegas de equipe.

Sessão de Coaching Individual: um coach executivo DecisionWise conduz uma sessão de coaching por telefone de 90 minutos com cada membro da equipe para discutir os resultados da pesquisa 360 e falar sobre suas percepções da efetividade da equipe. O coach auxiliará cada indivíduo a desenvolver autoconhecimento e responsabilidade individual. Cada pessoa também criará um plano de desenvolvimento pessoal para abordar itens dos resultados da pesquisa.

Perfil de Grupo e Ligação para Discussão com o Líder da Equipe: a DecisionWise criará um relatório de grupo utilizando todos os resultados da pesquisa 360, que mostram médias gerais e classificam os resultados para cada membro da equipe. O relatório será apresentado pelo coach através de um telefonema para o líder da equipe. O coach também compartilhará achados das sessões individuais de coaching e oferecerá recomendações.

Fase 2: Workshops de Coaching

Workshops Coletivo : um consultor/coach sênior DecisionWise conduzirá três workshops de formação de equipes. Cada sessão durará dois dias com sessões de acompanhamento 60 e 90 dias após a primeira. Avaliações adicionais serão conduzidas com cada membro da equipe, assim como entrevistas com o coach para entender melhor as preferências individuais e dinâmicas de equipe.

Preparação e Personalização de Workshop: antes de cada workshop, o consultor preparará atividades e materiais específicos para as necessidades da equipe. Conteúdo dinâmico e atividades para as reuniões de acompanhamento serão adaptados às necessidades e oportunidades encontradas nas reuniões anteriores.

Entrevistas: antes dos três workshops presenciais, o coach conduzirá entrevistas individuais de 15 a 20 minutos com cada um dos membros da equipe. Essas entrevistas foram projetadas para entender melhor as perspectivas de cada membro da equipe e identificar questões que necessitem ser abordadas durante as reuniões de equipe. As informações dessas entrevistas serão mantidas em sigilo e não serão atribuídas a nenhum indivíduo.

Avaliações: a Avaliação de Equipe ENGAGEMENT MAGIC DecisionWise, um indicador do tipo Myers-Briggs e um Instrumento de modo de conflito Thomas-Kilmann serão administrados com cada pessoa para entender melhor as dinâmicas de equipe e preferências individuais. Os resultados de todas as avaliações serão utilizados pelo consultor para criar um relatório resumido de Perfil de Equipe que inclui observações e recomendações sobre a equipe.

Avaliação de Equipe ENGAGEMENT MAGIC: essa avaliação é desenhada para avaliar as cinco chaves de engajamento de equipe. É feita em equipes que estão juntas há três meses ou mais. O relatório faz uma média de todas as pontuações e fornece uma descrição detalhada dos resultados, medindo os seguintes fatores:

  • Significado: em qual grau a equipe está alinhada com os objetivos gerais da empresa? Os membros da equipe sentem que seu trabalho tem um propósito além do trabalho em si?
  • Autonomia: esse item avalia o nível de empoderamento e confiança da equipe. Os membros da equipe sentem que possuem autonomia para realizar seu melhor trabalho?
  • Crescimento: essa área avalia elementos de liderança da equipe, talento e capacidade de aprendizado.
  • Impacto: essa sessão avalia a efetividade da equipe em alcançar resultados. Os membros da equipe sentem que suas conquistas fazem a diferença?
  • Conexão: qual o grau de apoio e colaboração entre os membros da equipe? Os membros da equipe se importam uns com os outros?

Indicador do Tipo de Myers-Briggs (MBTI): Cada pessoa completará um Indicador do tipo de Myers-Briggs on-line. Os resultados dessa avaliação serão compartilhados durante a reunião de equipe para criar autoconhecimento e auxiliar os indivíduos a compreender como suas preferências pessoais impactam a equipe. Instrumento de

Modo de Conflito Thomas-Kilmann (TKI): O TKI é desenhado para avaliar o comportamento de um indivíduo em situações de interações e de conflito e fornece um quadro geral para visualizar suas preferências individuais e a dos outros.

Facilitação de Workshop: durante três workshops separados de dois dias cada, o coach discutirá os resultados da Avaliação de Equipe ENGAGEMENT MAGIC, avaliações MBTI e TKI. A equipe discutirá os componentes de uma equipe efetiva e criará um plano de ação de equipe para trazer melhorias. O coach conduzirá uma discussão sobre os obstáculos da equipe e como trabalhar mais efetivamente juntos. O resultado da primeira sessão produzirá um plano de ação de equipe. Esse plano de ação será revisado e utilizado durante as sessões de acompanhamento de 60 e 90 minutos.

Close Bitnami banner
Bitnami