Skip to content

ENGAJAMENTO MAGIC®

As Cinco Chaves para o Engajamento de Pessoas, Líderes e Organizações

Faça sua autoavaliação
ENGAGEMENT MAGIC®

Entenda seu nível atual de engajamento

Significado

Seu trabalho tem propósito além das atribuições, metas e objetivos?

Para muitas pessoas, trabalho é simplesmente trabalho, mas aqueles que encontram significado no que fazem entendem que as suas ações têm importância. Eles encontram propósito no que fazem e compreendem que seus esforços contribuem para uma causa maior – uma causa que importa para eles.

Nem todo mundo salva vidas em uma sala de emergência, luta contra a pobreza em países subdesenvolvidos ou negocia acordos de paz, mas todos nós podemos criar significado no que fazemos. De alguma forma, nosso trabalho contribui para o mundo, para a nossa organização, equipe, ou mesmo nossas famílias. Quando criamos significado, sabemos o “porque” do que fazemos e compreender o “porque” nos torna mais efetivos no “o quê”.

Autonomia

Liberdade para moldar o ambiente e o modo de trabalhar a fim de obter o melhor desempenho.

Algumas pessoas se sentem sufocadas em seus trabalhos. De fato, 34% dos colaboradores ao redor do mundo dizem que não podem se manifestar por medo das consequências negativas. No Brasil esse percentual é ainda maior, chega a 40%.

Autonomia não significa “tudo é permitido”. Todos nós trabalhamos de acordo com diretrizes. No entanto, quando entendemos nossos parâmetros e temos liberdade para desempenhar nosso melhor trabalho, nos tornamos mais criativos, inovadores, apaixonados e, principalmente, mais efetivos.

Os colaboradores querem ter liberdade para fazer seu trabalho da maneira que sentem ser mais efetiva e agradável. As organizações querem resultados e responsabilidade. A autonomia faz a ponte entre essas duas necessidades, resultando em colaboradores empoderados e responsáveis.

Crescimento

Ser estimulado e desafiado de maneiras que resultem em progresso pessoal e profissional.

Crescer no trabalho nem sempre significa obter promoção ou aumento salarial; esses são componentes de satisfação.

“Crescimento” significa dominar novas habilidades, aceitar desafios e se esforçar para melhorar – tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Resultados das Pesquisa de Engajamento MAGIC® revelam que gestores frequentemente falham em desafiar seus liderados o suficiente para que eles cresçam e atinjam melhores resultados. Da mesma forma, muitos colaboradores não consideram seus trabalhos desafiadores o suficiente para mantê-los engajados. Imaginem quanto potencial permanece inexplorado! Por outro lado, a pressão, quando levada ao extremo, pode resultar em estresse prejudicial. Crescimento é encontrar o equilíbrio entre o tédio e a exaustão.

Impacto

Você volta para casa todos os dias com o sentimento de que realizou algo relevante?

Impacto significa resultados. É um progresso incremental em direção a um objetivo e pequenas vitórias que levam a grandes resultados. Todos nós precisamos enxergar que o trabalho que fazemos está contribuindo para os nossos próprios objetivos, o sucesso da nossa equipe e da organização da qual fazemos parte. É a diferença de simplesmente aparecer para trabalhar e saber que somos parte integral das operações diárias.

Nossa Pesquisa de Engajamento MAGIC® mostra que muitos colaboradores não enxergam que o trabalho que fazem é traduzido em resultados. Eles passam uma parte significativa do dia andando em círculos, sem ir muito longe. Entretanto, quando líderes definem metas e expectativas claras, mensuram e reconhecem o progresso e ajudam seus liderados a enxergar esse progresso, os colaboradores tendem a contribuir muito mais para o sucesso da organização.

Conexão

Você sente que pertence a uma organização que possui uma cultura forte e saudável?

Nos conectamos às organizações por meio das pessoas com as quais trabalhamos, da missão, valores e do trabalho que desempenhamos. Nosso trabalho e nossa empresa são parte do que somos. O trabalho, então, se torna mais do que uma série de tarefas a serem desempenhadas.

Quando colaboradores encontram conexão, eles trabalham como uma equipe, geram ideias, resolvem problemas, cuidam dos clientes e agem de acordo com os interesses da organização. Eles sentem orgulho do lugar onde trabalham e do que fazem e são rápidos para falar com os outros a respeito disso. São plenamente investidos. Os colaboradores se tornam embaixadores da empresa – eles se enxergam como parte da organização e outras pessoas enxergam a organização através desses colaboradores. Bons líderes entendem que os colaboradores não são somente parte da empresa: eles são a sua marca mais valiosa.

Close Bitnami banner
Bitnami