SATISFAÇÃO X ENGAJAMENTO
Muitas organizações desperdiçam dinheiro e recursos em esforços mal orientados para melhorar o engajamento dos colaboradores, mas acabam apenas melhorando o nível de satisfação. A satisfação dos colaboradores é influenciada por fatores como salários, benefícios, segurança, ferramentas e privilégios. Esses fatores precisam existir para que os colaboradores fiquem satisfeitos com seus trabalhos, porém o aumento deles não impulsionará o engajamento.
O que é Engajamento?
O engajamento dos colaboradores ocorre quando encontramos Significado, Autonomia, Crescimento, Impacto e Conexão – MAGIC® – no que fazemos. O modelo de ENGAJAMENTO MAGIC® da DecisionWise está fundamentado em mais de duas décadas de pesquisa, coleta e análise de dezenas de milhões de respostas de pesquisas de engajamento em mais de 70 países. Como fornecedores de pesquisas de engajamento, nós lhe mostramos quais elementos estão impulsionando o engajamento em sua organização, onde estão faltando e o que fazer a respeito.
Mensurando o Engajamento
A Pesquisa de Engajamento MAGIC® da DecisionWise é uma ferramenta personalizada que utiliza perguntas relevantes, validadas e confiáveis. Tais perguntas produzem resultados que podem ser facilmente interpretados, de modo a permitir ações assertivas na busca por melhorias, além de produzir resultados similares todas as vezes que são utilizadas.
Existem dois tipos de perguntas em nossa Pesquisa de Engajamento MAGIC®. O primeiro mede o estado atual de engajamento das pessoas e são chamadas de perguntas-âncora. A pontuação média dessas perguntas revela o nível geral de engajamento dos indivíduos.
O segundo tipo de pergunta mede os fatores que motivam o engajamento. Elas compõem a maior parte da pesquisa e medem aspectos como liderança, políticas corporativas, cultura organizacional, trabalho em equipe e experiência no trabalho. A comparação das pontuações dessas perguntas com as pontuações das perguntas-âncora do grupo de funcionários totalmente engajados, revela quais itens influenciam o engajamento dos colaboradores.
Aplicando a Pesquisa de Engajamento MAGIC®
Nossa equipe de consultores pode administrar pesquisas on-line por e-mail, formulários em papel ou por meio de quiosques. As pesquisas on-line, na versão e-mail ou quiosque, são as mais fáceis de administrar, enquanto pesquisas com formulários em papel são indicadas para colaboradores que não têm acesso imediato a um computador, tablet ou smartphone.
Para obter alta participação, comunique o objetivo e os resultados pretendidos com a pesquisa. Os colaboradores devem saber que seus comentários serão mantidos em sigilo e serão valiosos para gerar melhorias na organização. Garanta tempo suficiente para que os colaboradores concluam a Pesquisa de Engajamento MAGIC® e reconheçam seus esforços de participação.
Analisando os resultados da Pesquisa de Engajamento MAGIC®
Os resultados da pesquisa devem ser apresentados em todos os níveis da organização para permitir que os gestores trabalhem com seus colaboradores no desenvolvimento de planos de ação. A quantidade de detalhes fornecidos a cada líder pode variar. Os executivos podem ter acesso aos resultados gerais da organização, incluindo detalhes por filtros, tais como idade, gênero e departamento. Os gestores abaixo da alta liderança normalmente recebem apenas os resultados do seu respectivo grupo. Nossa ferramenta de relatório on-line é o sistema mais avançado no mercado que permite flexibilidade total para detalhar qualquer dado dentro da organização.
Sua equipe de RH poderá comparar os resultados da Pesquisa de Engajamento com referências do setor, métricas internas e resultados de pesquisas anteriores. Por meio da nossa pesquisa, o RH estará pronto para responder as perguntas da liderança sobre quaisquer dados do engajamento dos colaboradores de toda a organização, em suas diferentes perspectivas de estrutura e perfil demográfico.
Plano de Ação
Os planos de ação são normalmente criados no nível executivo da organização e por cada gestor para o seu grupo de trabalho.
Opcionalmente, além de contratar nossa Pesquisa de Engajamento MAGIC®, os clientes poderão também nos contratar para a facilitação de workshops para elaboração dos planos de ação. Estes workshops podem variar de 4 a 16h e contar com nossa equipe de consultores para apoiar o RH na implementação de todas as iniciativas que permitirão aumentar o engajamento.