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Pesquisa de Engajamento MAGIC®

• Perguntas de satisfação
• Perguntas-âncora de Engajamento
• Perguntas relacionadas às 5 chaves do MAGIC
• Perguntas abertas de livre resposta
• Perguntas customizadas relacionadas à Cultura Organizacional

Perguntas-âncora

A DecisionWise vem aprimorando os níveis de engajamento de colaboradores em organizações ao redor do mundo desde 1996. Nossos consultores irão auxiliá-lo na criação de uma pesquisa personalizada que atenda as necessidades e particularidades da sua organização, respeitando a utilização das nossas 5 perguntas-âncora que medem especificamente os níveis de engajamento de pessoal. São exemplos de perguntas-âncora:

  • Sinto-me naturalmente envolvido pelo meu trabalho.
  • Recomendaria nossa organização como um ótimo lugar para se trabalhar.
  • Na maioria dias dias, sinto-me animado para o trabalho.

Índice de Engajamento

O Índice de Engajamento é calculado com base nas respostas dos colaboradores às perguntas-âncora e às perguntas relacionadas às 5 chaves da nossa metodologia: Meaning, Autonomy, Growth, Impact e Connection (MAGIC). 

A análise combinadas dessas respostas permite a classificação de cada colaborador em um dos quatro grupos que compõem o Índice de Engajamento: Totalmente Engajados, Contribuidor-Chave, Grupo de Oportunidade e Totalmente Desengajados. 

Ao utilizar a ferramenta com relatório on-line, você consegue segmentar seus colaboradores em grupos menores estabelecidos pelos filtros definidos para entender melhor os níveis de engajamento dentro da organização.

As questões personalizadas da pesquisa são analisadas para determinar percepções positivas ou negativas e os principais motores de engajamento.

5 Chaves do Engajamento

Baseado nas milhões de respostas às pesquisas de engajamento  que aplicamos, descobrimos que existem cinco chaves que conduzem o engajamento de colaboradores: Significado (Meaning), Autonomia (Autonomy), Crescimento (Growth), Impacto (Impact) e Conexão (Connection). 

Utilizamos uma questão da pesquisa de engajamento como medida direta e três questões de apoio para medir cada uma das chaves de ENGAGEMENT MAGIC®. Isso permite que as organizações determinem quais das cinco chaves está alavancando ou inibindo o engajamento dos colaboradores e entendam como tomar medidas para melhorar.

Significado: Os colaboradores enxergam significado e propósito em seus trabalhos? 

Autonomia: Os colaboradores possuem liberdade, autogovernança e habilidade para fazer escolhas em relação à maneira como desempenham suas atividades?

Crescimento: O trabalho promove sensação de desafio e oferece desenvolvimento e oportunidades de crescimento? 

Impacto: Os colaboradores conseguem enxergar que seus esforços fazem a diferença e contribuem para o sucesso da organização?

Conexão: Os colaboradores possuem uma conexão pessoal com as pessoas com quem trabalham, seus chefes e a organização?

Perguntas de Satisfação

Lembre-se, os colaboradores precisam ter suas necessidades básicas atendidas, caso contrário, haverá enfraquecimento do engajamento.

Muitos itens da nossa pesquisa medem conceitos que impactam na satisfação dos colaboradores, por exemplo:

  • Tenho as ferramentas e recursos necessários para fazer um bom trabalho.
  • Meu gestor me dá feedback contínuo sobre meu desempenho.
  • Percebo alinhamento entre as áreas da nossa organização.

Encontramos correlações interessantes quando analisamos as questões de satisfação de colaboradores na pesquisa. Por exemplo: baixa pontuação na pergunta “Eu possuo as ferramentas e recursos necessários para fazer um bom trabalho” é comumente identificada como um fator negativo de engajamento do colaborador.

Perguntas Abertas

Comentários abertos fornecem uma riqueza de informações qualitativas, além de detalhes dos motivos por trás das pontuações da pesquisa de engajamento. Nós recomendamos utilizar 3 questões abertas na pesquisa de engajamento:

Quais as maiores fortalezas da nossa organização?

O que fazemos hoje e devemos parar de fazer? 

O que ainda não fazemos e devemos começar a fazer?

Nossa experiência revela que a utilização de mais de 3 questões abertas na pesquisa de engajamento alonga significativamente o tempo para completá-la e não rende uma quantidade considerável de informações qualitativas interessantes.

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